segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O TRABALHO DE PARTO EM CÃES

Essa semana vou falar de gestação de cães, pois acabei de passar por essa experiência maravilhosa que é ver o nascimento de uma vida!
A gestação em cães normalmente tem a duração de 9 semanas (63 dias), podendo apresentar uma variação de 58 a 68 dias. Antes do início do trabalho de parto, a temperatura retal da fêmea cai abaixo de 37,8°C, atingindo frequentemente valores abaixo de 37°C. Essa queda na temperatura ocorre entre 12 e 24 horas antes do parto.
A primeira fase do trabalho de parto corresponde à dilatação da cérvix. Esse período dura em média de 6 a 12 horas, podendo chegar a 24 horas em algumas cadelas. Durante essa fase, a fêmea apresenta-se inquieta e nervosa, e normalmente recusa alimentação; pode também apresentar vômitos, respiração ofegante e tremores, e pode ficar cavando o chão. Nesse período, você deve providenciar um local calmo para a fêmea poder fazer seu “ninho”.
Em seguida, iniciam-se as contrações. Essas são facilmente perceptíveis: a cadela contrai todo o abdome, como se estivesse “fazendo força”, até expulsar o filhote e sua respectiva placenta. O nascimento de todos os filhotes pode levar desde poucas horas até 24 a 36 horas. O intervalo entre o início das contrações e o nascimento de cada filhote varia, sendo em geral de 10 a 30 minutos. Se a fêmea apresentar contrações fortes por mais de 30 minutos, sem que haja o nascimento de um filhote, entre em contato com seu veterinário.
O intervalo entre o nascimento de um filhote e outro também varia. Em ninhadas grandes, não é incomum que após o nascimento de alguns filhotes a fêmea “descanse” por algumas horas, antes de iniciar novamente as contrações. Nesse caso, se ainda houver filhotes e após 4 a 6 horas o processo não for reiniciado, entre em contato com seu veterinário. Lembre que se a fêmea ficar assustada ou nervosa (muitas pessoas ou outros animais no ambiente), o trabalho de parto pode ser interrompido.
A fêmea deve lamber vigorosamente cada recém-nascido para remover todas as membranas e estimular a respiração. Caso isso não ocorra em 1 a 3 minutos, você deve intervir, removendo as membranas e massageando o filhote com uma toalha macia e seca.
cordão umbilical normalmente é cortado pela fêmea com os dentes. Se ela não o fizer, você deve utilizar um barbante, e fazer dois nós: o primeiro a cerca de 2cm de distância do filhote, e o segundo 1cm depois do primeiro. O cordão deve ser cortado com uma tesoura, entre os dois nós.
Os filhotes devem sempre ser deixados com a mãe, e devem ser manipulados o mínimo possível. Algumas cadelas amamentam os filhotes recém-nascidos ainda durante o parto, outras não. Você deve observar se todos estão mamando adequadamente.

Apresento pra vcs meus netos .. E a Mamãe





6 comentários:

  1. Quanto tempo a cachorra fica ofegante

    ResponderExcluir
  2. É normal a gente passar a mão na barriga da cadela e não sentir os filhotes?eu tô mais ansiosa do que minha cadela kkk

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus minha bb está qse no final da gestação, eu ainda não estou preparada, me ajudem

    ResponderExcluir
  4. Minha cachorra entrou em trabalho de parto ontem as 23 hrs e até agora só teve um filhote , ela é lhasa. É normal ter um filhote só ??

    ResponderExcluir
  5. Estou ansiosa, começaram as contrações da minha princesa.

    ResponderExcluir
  6. Como sei se minha filha ta grávida, ela namorou faz um mês, mas não tem nada de diferente nela, só os peitinhos que estão um pouco inchados fora isso ela ta normal

    ResponderExcluir