segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A importância da amamentação.

A amamentação é, sem dúvidas, o período mais importante para o crescimento de um filhote saudável. Durante as primeiras horas após o parto, o filhote recebe todos os nutrientes necessários para sua manutenção, além de receber, de forma direta, anticorpos de sua mãe, tal qual ocorre com humanos. Por isso, a ingestão do colostro é fundamental.
Amamentação canina.
período de amamentação de cães e gatos varia de 30 a 40 dias após o nascimento, e é fundamental para o crescimento harmônico e nutrição correta dos filhotes. A retirada dos filhotes das mães em período anterior a esse proporciona uma queda no desenvolvimento desses animais, uma vez que não há alimento melhor e mais completo para eles nesta fase do que o leite da mãe.
O uso de sucedâneos lácteos para filhotes é uma alternativa, porém é necessário tomarmos cuidado para não introduzirmos de forma direta e brusca um alimento desses uma vez que, em alguns casos, por sua composição, pode provocar diarreias. O recomendado é que só se ofereça sucedâneo lácteo de forma direta para filhotes órfãos.
Os filhotes por volta de 20 dias podem começar a ter acesso a uma ração de boa qualidade, podendo ser a mesma que se oferece à cadela lactante. O ideal é que se ofereça nesse período um alimento de filhotes tanto para a cadela, quanto para os bebês. Um bom alimento de filhotes garante à mãe suporte adequado de nutrientes, proporcionando a manutenção do score corporal ao longo da lactação, uma vez que, em alguns casos de ninhadas muito numerosas, elas tendem a emagrecer muito, devido a uma grande produção de leite.
Outro aspecto fundamental é deixar água fresca e à vontade para a mãe e os bebês. A água é o maior componente do leite e sua falta acarreta queda na produção, por parte da mãe.
O oferecimento de um bom alimento para a mãe e para os filhotes, garante a eles saúde intestinal, pois a migração é lenta e progressiva, não sobrecarregando a cadela, que também se recuperará muito mais rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário