Originário de regiões próximas à Malásia, o lhasa apso é um cão de ligações fortes com o Tibete, local onde muitos estudiosos acreditam que a raça surgiu, apesar de não haver fatos concretos que provem isso, tendo sido um animal usado como cão de alerta por monges da região nos tempos antigos em função da sua grande capacidade de percepção e de latir de maneira bem aguda.
O nome da raça é outro fator que conecta a raça ainda mais com a região, já que mistura a capital tibetana Lhasa com a palavra Apso – referente ao nome nativo de Abso Seng Kye, que na tradução significa “Cão-Leão Sentinela que Late” e foi criado em função da proteção que a raça oferecia aos antigos monastérios, com seus alertas.
Fiel, companheiro e extremamente carinhoso, o lhasa apso é um cão dócil e bastante sociável – capaz de interagir bem com pessoas de todas as idades e, ainda, com outros animais. Inteligente, a raça é a 68ª colocada na lista dos cães mais espertos do mundo, e é facilmente adestrada – especialmente quando esse tipo de ensino é iniciado quando o cão ainda é filhote.
publicidade
Dono de uma pelagem sedosa e bastante comprida, o cão lhasa apso requer muita atenção com os pelos, que podem propiciar o acúmulo de sujeira e causar problemas de pele, como a dermatite. Escovações diárias e banhos semanais são os cuidados principais a ter com a raça, que tem um nível médio de energia e é uma das mais indicadas para donos de pets que moram em espaços menores, como apartamentos.
QUEM NÃO SE LEMBRA DO FLOQUINHO DA TURMA DA MONICA...
LUCKY <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário